Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia ou roeção de unha) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio.
Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca. Também pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta.
Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas.
Roer as umas é uma compulsão e apenas a determinação não é o suficiente para deixar esse hábito Muitas vezes é necessário o acompanhamento de um profissional e ele lançará mão de diferentes estratégias disponíveis para combater este mal.
Seguindo alguns passos como força de vontade, paciência e determinação são importantes para vencer este impulso, tenha certeza que suas mãos e suas saúde agradecerão!
0 comentários:
Postar um comentário